O acesso padrão fornecido pela Wbrnet para o seu sistema de Email é realizado através do seu sistema de webmail, que é composto por duas aplicações web, sendo elas o Roundcube e o RainLoop, respectivamente o Roundcube é preferencialmente designado para ser utilizado em desktops e o RainLoop em dispositivos móveis.

Este artigo será dedicado principalmente ao Roundcube, devido ao fato de que o mesmo possui todos os recursos presentes no RainLoop e muitos outros. Então quase todos os recursos abordados aqui estarão presentes no RainLoop.

Tabela de conteúdo

Roundcube

O que é?

É uma solução de webmail gratuita e de código aberto que oferece várias funcionalidades. Neste artigo será mostrado algumas características do mesmo.

Interface de Usuário

De modo geral a interface do Roundcube é dividida de acordo com a função de cada parte, como pode ser visto abaixo:

Fonte: Roundcube
  1. Tarefas da Aplicação (Application Tasks): A aplicação webmail provê diferentes tarefas principais como Email, Contatos, Configurações e entre outras. Use esta lista para navegar entre uma função e outra.

  2. Monitor de estado (Status Display): É a área dedicada a mostrar notificações, como: confirmações, alertas, erros e entre outros. Referente as operações executadas na aplicação.

  3. Barra de Ferramentas (Toolbar): A barra de ferramentas principal sempre estara localizada em cima da área do conteúdo e permite ao usuário executar várias operações, dependendo do que esta sendo mostrado ou selecionado pelo usuário. Ações adicionais podem ser encontradas selecionando o botão “Mais”, caso esteja disponível para ser selecionado.

  4. Lista de Operações (Operation List): O ícone no rodapé da área da lista provê ações que influenciam na lista ou no atual elemento selecionado da lista respectivamente. O ícone de engrenagem é normalmente utilizado para abrir o menu com ações adicionais.

  5. Caixa de busca (Search Box): A caixa de busca é localizada no canto superior direito em cima da área de conteúdo. Insera o termo da procura desejado e pressione <ENTER> no teclado para realizar a busca. Para limpar a procura, clique no ícone presente no canto direito da caixa de procura. Caso seja necessário o uso de uma procura personalizada, clique no ícone localizado no canto esquerdo a caixa de busca que irá abrir a lista de opções.

Área de Conteúdo

É composta por outros três elementos: Pastas da Caixa de Email (Mailbox foulders), Lista de Mensagens (Messages List) e Painel de Pré-Visualização (Preview Pane).

Lista de Mensagens

Mostra toda a lista de mensagens da atual pasta selecionada. O número de mensagens mostradas na lista e número total de mensagens da pasta é indicado acima (modo widescreen) ou abaixo (modo lista ou desktop) da lista, dependendo do arranjo em que a lista esteja configurada. De acordo com as suas configurações a lista irá mostrar um número limitado de mensagens por vez. Utilize os botões presentes acima (modo widescreen) ou baixo (modo lista ou desktop) da lista de mensagens.

A aplicação periodicamente checa a incidência de novas mensagens e irá atualizar a lista de mensagens se novos emails forem recebidos. Você pode forçar a aplicação checar manualmente, clicando no botão “Atualizar” presente na barra de ferramentas.

Abrindo mensagem para leitura

Se o painel de prévia estiver visível, um único clique na mensagem irá mostra-la. Já para abrir a mensagem em uma tela cheia ou em uma nova janela (dependendo das suas configurações), basta clicar duas vezes em cima da mensagem com esquerdo do mouse. Selecionando uma mensagem na lista irá ativar botões na barra de ferramentas, que irá oferecer algumas ações relacionadas com a mensagem selecionada, como: responder, encaminhar ou deletar a mensagem.

Marcando mensagens como lidas ou sinalizadas

Quando se abre uma mensagem marcada como “não lida” para leitura, automaticamente a mesma será marcada como lida. Isso pode ser feito diretamente na lista, clicando na estrela em frente do assunto da mensagem. Clique novamente para marcar a mensagem como “não lida”.

Se a coluna de sinalização estiver habilitada, é possível marcar como sinalizada e desmarcar a sinalização de uma mensagem, clicando na bandeira de sinalização presente na linha da mensagem. Além disso é possível marcar como “lida”, “não lida”, “sinalizada” e “não sinalizada” as mensagens que estiverem selecionadas através do botão “Marcar” presente na barra de ferramentas.

Mudando a ordenação da lista de mensagens

A ordenação de mensagens pode ser alterada, clicando no botão localizado no canto superior esquerdo da lista de mensagens, onde irá abrir as configurações da lista.

Listando mensagens em tópicos

Em vez de ordenar as mensagens por data ou assunto, múltiplas mensagens decorrentes da mesma conversa podem ser agrupadas juntas como tópicos.

Fonte: Roundcube

Mudando as colunas mostradas na lista de mensagens

As colunas mostradas na lista de mensagens podem ser ajustadas, clicando no ícone “Lista de opções…”, localizado no canto superior esquerdo. Que irá abrir uma caixa de diálogo, onde será possível selecionar as colunas que serão mostradas na lista e como serão ordenadas.

Selecionando múltiplas mensagens

Com um clique na linha da mensagem a mesma será selecionada e destacada. Pressionando a tecla <Shift> ou <Ctrl> do teclado enquanto clica-se na mensagem é possível selecionar múltiplas mensagens ou desselecioná-las.

Pastas da Caixa de Email

No lado esquerdo é possível visualizar uma lista hierárquica de todas as pastas da caixa de email. As pastas podem ser utilizadas para arquivar mensagens de emails de acordo com o tópico, remetente ou qualquer outro atributo que se deseja utilizar para organizar.

Mensagens recebidas normalmente aparecem na caixa de entrada, que é a primeira pasta da lista. Existem algumas pastas especiais que são utilizadas pelo sistema para armazenar os emails enviados (“Enviados”) ou deletados (“Lixeira”) e ainda não enviados (“Rascunhos”). Estas pastas especiais do sistema são indicadas com ícones distintos.

O número de mensagens não lidas de cada pasta é mostrado no canto direto da lista de pastas.

Clique em uma pasta para mostrar o conteúdo da mesma na Lista de Mensagens. A atual pasta selecionada é destacada na lista.

Pastas com subpastas escondidas são indicadas com um pequeno ícone [+].

Operações de pastas

No rodapé da lista de pastas, está presente o ícone “Ações para as pastas…”, que mostra uma lista de ações relacionadas com as pastas quando clicado. A maioria das opções mostradas no menu afeta a atual pasta selecionada.

Compactar

  • Essa ação irá comprimir o tamanho da pasta e irá finalizar o processo de exclusão das mensagens que foram marcadas para exclusão.

Esvaziar

  • Irá deletar todas as mensagens da pasta selecionada permanentemente. Seja cuidadoso com esta operação, pois a mesma não pode ser desfeita. Para propósitos de segurança esta ação esta disponível somente para a Lixeira ou Spam.

Gerenciar pastas

  • Este item do menu irá lhe direcionar para a seção de configuração, onde será possível gerenciar as pastas da caixa de email. Este é o lugar onde se pode criar, deletar, renomear e reorganizar as pastas da conta de Email.

Exibidor de quota

Se a sua caixa de email for limitada com um tamanho máximo, será exibido no canto inferior direito da lista de pastas o atual uso de espaço em disco. Para saber o real uso basta pairar mouse em cima da porcentagem apresentada.

Painel de Pré-Visualização

Se ativado, o painel de pré-visualização irá mostrar o conteúdo da atual mensagem selecionada. Caso alguma mensagem esteja selecionada, o painel de pré-visualização apresentará alguns atalhos úteis, como: responder, encaminhar e abrir a mensagem em tela cheia.

Organização das mensagens

Todas as pastas presentes na lista de pastas do email podem ser utilizadas para organizar as mensagens seja de forma temporária ou permanentemente.

Mover mensagens para pastas

Arquivando mensagens para alguma pasta é uma atividade simples, basta clicar e arrastar a mensagem da lista com o mouse e solta-la na pasta desejada, isso pode ser realizado com múltiplas mensagens também.

Se o alvo for uma subpasta que não esteja visível no momento, basta pairar o mouse em cima da pasta pai enquanto estiver arrastando a mensagem, que a pasta irá se expandir automaticamente depois de dois segundos.

Copiar mensagens para pastas

Também é possível copiar uma mensagem para uma outra pasta em vez de movê-la. Segurando a tecla <Shift> do teclado enquanto arrasta uma ou múltiplas mensagens para a pasta designada, ao soltar o botão do mouse irá abrir um menu, com as opções de Mover ou Copiar.

Deletando mensagens

Uma mensagem selecionada pode ser deletada da atual pasta clicando no ícone “Delete” presente na barra de ferramentas ou pressionando a tecla <Delete> (ou <Espaço> no Mac) do teclado. Isso irá por padrão mover a mensagem para a Lixeira e não irá deletar permanentemente, ao menos se você não realizar o mesmo procedimento na Lixeira. Para deletar permanentemente sem que a mensagem passe pela Lixeira, basta segurar a tecla <Shift> enquanto clica no ícone “Delete” ou pressiona a tecla <Delete>.

Criando filtros

Filtros podem ser criados para mover emails de forma automática para pastas desejadas e para realizar várias outras ações.

Para criar um filtro basta clicar no ícone “Ações para as pastas…” na lista de pastas.

Quando o menu abrir, clique em “Gerenciar pastas”.

Ao clicar em “Gerenciar pastas” carregara as configurações de pastas, é neste local onde se pode criar pastas e modificá-las, mas como o atual objetivo é criar um filtro, clica-se em “Filtro”.

Após isto será exibido as configurações de filtros. Para criar um filtro basta clicar no ícone “Adicionar filtro” e criar o filtro de acordo com as suas necessidades.

Logo abaixo esta representado dois exemplos de filtros:

Filtro que move todas as mensagens recebidas de um determinado remetente para uma pasta específica. Neste exemplo toda mensagem recebida de um site de compra sera movida para a pasta “Compras”.

Filtro que envia uma mensagem automática para quem enviar algum email para esta conta enquanto o dono da mesma estiver de férias no mês de Abril.

Configurando outros softwares para utilizar o serviço de Email da Wbrnet

Para ter acesso ao serviço de Email da Wbrnet através de outros softwares sem ser as soluções web já citadas é necessário realizar as seguintes configurações no software de sua preferência:

  1. Servidor POP:
    • Endereço: pop.wbrnet.com.br
    • Porta: 110
    • Criptografia: sem criptografia
  2. Servidor SMTP:
    • Endereço: smtp.wbrnet.com.br
    • Porta: 25
    • Criptografia: sem criptografia

Referencial:
ROUNDCUBE. Roundcube About. Disponível em: <https://roundcube.net/about/>. Acesso em: 17 abr. 2018.
ROUNDCUBE. Roundcube Webmail User Guide. Disponível em: <https://docs.roundcube.net/doc/help/1.1/en_US/>. Acesso em: 17 abr. 2018.