É uma poderosa plataforma de publicação de semântica com distribuição gratuita e núcleo extremamente personalizável, que vem com um grande conjunto de funcionalidades concebidas para tornar a experiência do editor (gerador de conteúdo) na Internet o mais fácil, agradável e atraente possível. Sendo uma plataforma utilizada por mais de um quarto dos sites atuais (inclusive é a que mantém este site) e por se tratar de um software livre pode-se modifica-lo da forma necessária ou utiliza-lo em projetos comercias sem se preocupar na aquisição de licenças, livre não é referente somente ao preço, mas também pela liberdade propocionada, já que você detém o completo controle do software (essa é a magia do software livre).

Atualmente o WordPress é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS – Content Management System) escolhido por quase metade dos tops milhões sites fazendo-o popular e confiável, tanto para grandes quanto para pequenos, exemplo, CNN e NY Times. Além disso possui alguns recursos interessantes como:

  • Múltiplos sites: Possibilita desenvolver e manter vários sites usando apenas uma única instalação.
  • Snapshots: Salva várias versões do mesmo trabalho (post, página).
  • Gestão de usuários: O WordPress usa níveis de usuário para controlar o acesso a diferentes recursos, e assim você pode limitar a capacidade dos usuários de criar ou modificar o conteúdo em seu site, apenas mudando seu nível de usuário.
  • Internacionalização e Localização: É possível criar e manter sites com várias línguas.
  • Geração dinâmica de páginas: Todas as páginas são geradas utilizando o banco de dados e os modelos, cada vez que uma página é solicitada. Diminuindo a redundância de código e espaço de armazenamento utilizado no servidor.
  • Posts de múltiplas páginas: Se um post for bastante longo é possível subdividi-lo, afim do visitante não realizar a rolagem até o “final do mundo”.
  • Páginas e posts com senha: É possível proteger posts e páginas com senha.
  • Interface amigável: A interface presente no WordPress é bastante intuitiva e simples.
  • Facilidade de uso: Não é necessário o conhecimento ou experiência de programação para conseguir manipular as funcionalidades providas pelo WordPress. Na verdade muitos dos usuários conseguem pegar o básico sem sequer ter passado por algum treinamento, grassas a interface polida, de fácil uso e entendimento, resultado de anos de refinamento que o WordPress possui.
  • Viajem no tempo: Bom… ainda não, entretanto chega bem perto. Permite agendar posts para datas futuras ou passadas, da maneira que for mais conveniente.

Os recursos citados acima são apenas alguns recursos que o WordPress prove para os seus usuários dentre outros tantos. Uma das coisas mais interessantes não é algo presente no WordPress em si (no software CMS), mas sim na sua comunidade que é extremamente ativa (criando vários templates e plugins) e que está sempre aberta a responder as pessoas que almejam sanar as suas dúvidas.

Referencial:
WORDPRESS. WordPress Features. Disponível em: <https://codex.wordpress.org/WordPress_Features>. Acesso em: 30 nov. 2017.